segunda-feira, 22 de setembro de 2008

reflexão da aula do dia 22 de setembro

INCLUSÃO DIGITAL...seria esse o termo adequado???acredito que não...é impossivél incluir alguém em um determinado sistema de informação quando se apenas lhe dão acesso as novas tecnologias...é preciso que os programas de inclusão digital adotem um novo rumo...é preciso proporcionar aos alunos a possibilidade de fazer diferenças em sua sociedade,podendo se articular com outras pessoas para Juntos pensarem na solução de um determinado problema que aflinge sua comunidade.Mas...infelismente a inclusão digital não tem um cunho social,além de induzir o indivíduo a se responsabilizar pelos seus fracassos, os alienam e os colocam a disposição dos sistemas econômicos.
Para mudarmos esta realidade podemos utilizar uma instituição chamada ESCOLA,mas é preciso que a mesma capacite os seus educadores insentivando -os à pensarem na técnologia não apenas como mais um recurso técnico.

Um comentário:

DAN SAAS disse...

Esse tema é vasto pra "caramba", não é Taty?!
Acho que era isso que você queria dizer a cada reticência em sua postagem. Se não o foi, compreendi desta maneira e acho que aplica-se!

Vale dizer que achei interessante a questão da discussão de que termo seria mais adequando, no entanto, continuo acreditando que mais importante do que isso, é acentuar os sigficados que o social atribui a este termo que nós já percebemos insuficiente e, a partir daí, ampliarmos nossa visão.

INCLUSÃO DIGITAL, SOCIAL OU EDUCAÇÃO NA CIBERCULTURA, seja lá qual for o termo, temos que entender o que se pretende com ele, o significado e valoração que está sendo atribuido ao seu uso e como prentendemos aplicá-lo!